sábado, 26 de fevereiro de 2011

Penedo de Cortegaça - aspectos geológicos

O Penedo de Cortegaça não é apenas um excelente miradouro sobre toda a região circundante - a Serra de Sintra, a Granja do Marquês, os mármores de Pero Pinheiro, etc. - e um importante local arqueológico (ver posts sobre o "Povoado Pré-histórico de Cortageça"), mas é também um sítio geológico interessante, de acordo com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCTUNL).


Do sítio da Internet "geoRoteiros" da FCTUNL extraímos a sua ficha relativa à pedreira de Cortegaça - http://www.georoteiros.pt/georoteiros/Apagina/GeoroteirosListas.aspx?IDtabela=4&IDsel=105:



Cortegaça


Esta localidade está erigida num pequeno anticlinal orientado NE-SW, que deslocou as formações basálticas e Oligocénicas. Fazendo um corte transversal à direcção do anticlinal, temos nos flancos o Oligocénico constituído por margas rosadas com níveis de calcário apinhoado e um calcário branco. Caminhando para o núcleo do anticlinal, temos as rochas do Complexo Vulcânico de Lisboa, seguido dos calcários subcristalinos com rudistas, a inclinar para sudeste. O núcleo do anticlinal é composto pelos calcários margosos do Cenomaniano.

A pedreira de Cortegaça, situada a uma altitude de 185 m, mostra as camadas de calcários cristalinos do Cenomaniano a inclinar para SE. Aqui estamos no flanco Sul do anticlinal. Este calcário tem grandes acumulações de sílex, sendo em tempos um grande recurso mineral. Este calcário está muito fracturado, originando pequenos losangos de calcário no afloramento devido às fracturas ortogonais. Estas massas de sílex apresentam camadas contínuas, concordantes com os calcários do Cenomaniano, com espessuras a chegar aos 15 cm, no entanto a camada não é constante, observando-se em alguns locais espessuras menores e também formas lenticulares de diferentes tamanhos. O sílex é mais ou menos compacto mas muito fracturado (evidências de fractura concoidal) com arestas agudas e cortantes, de cor branca, coberto muitas vezes por películas de cores cinzenta e rosada, indicando pigmentos ferruginosos.

Este local, deixado ao abandono está com muito lixo e entulho, degradando um excelente local para observar sílex in situ. Na verdade, a utilização de materiais geológicos iniciou-se pela pedra lascada, com a primeira aplicação de matéria-prima (sílex e quartzo) nas indústrias paleolíticas, evidenciada nos actos de caça, pesca e defesa, logo que os primeiros hominídeos apareceram sobre a Terra.


Procurando contribuir para a interpretação de alguns conceitos menos comuns, apresentamos de seguida algumas ilustrações:


Sem comentários: